Antes de mais nada, este post não leva em tom de humor o surto de COVID-19 que o mundo está enfrentando atualmente.

Como todo mundo deve saber, estamos imersos ao surto do vírus COVID-19, também conhecido como Corona Vírus. Há alguns meses vivemos uma transformação das nossas ações diárias, redobrando o cuidado com a higiene e cada vez mais evitando aglomerações de pessoas, para evitar a propagação da doença.

Sem mais delongas, o ponto em que queremos chegar aqui é que a cada dia, empresas, escritórios, instituições de ensino, e outros, estão aderindo ao “Home Office” que é o conhecido trabalho remoto.

A finalidade é evitar que estejamos expostos uns aos outros, mas sem prejudicar (ainda mais) as nossas rotinas de trabalho.

Lembrando que o “Home Office” já é uma realidade de muitas empresas que muitas vezes nem possuem espaços de trabalho físico. Essa modalidade de trabalho evita com que os colaboradores enfrentem o stress do trânsito até chegar na empresa, além de perder tempo neste deslocamento, e dentre outras coisas boas, possam moldar o seu horário de trabalho, podendo escolher inclusive, em qual parte do mundo morar.

A preocupação que temos em relação ao trabalho remoto “forçado” pelo surto de Corona Vírus, é que muitas empresas estão ao invés de manter suas informações seguras, expondo-as para o mundo externo, para conseguir acesso de casa ou outro local fora do ambiente de trabalho.

A exposição de serviços implica em tentativas de acesso (que podem ser de brute force), e/ou exploração de vulnerabilidades, com o intuito de encontrar algum brecha para poder ter acesso privilegiado à informação. Nos dias de hoje, não há nada mais importante que a informação que compõe os nossos sistemas, serviços, e etc.

Não só pense em liberar as pessoas para trabalhar em “Home Office”, mas também pense na segurança das informações da sua empresa. Para isso existe a VPN (Virtual Private Network), onde os seus dados estão devidamente protegidos por meio de um túnel criptografado entre o seu “Home Office” e o escritório.

Nunca ouviu falar em VPN? Fala com a gente que vamos te ajudar proteger a informação da sua empresa 😀

Até a próxima!