Que a MikroTik é uma empresa fundada em 1996, e tem sua sede em Riga, capital da Letônia, muitos já estão carecas de saber.  

O fato é que existem coisas que muitos usuários (até mesmo usuários avançados) do RouterOS não exploram por falta de conhecimento ou até mesmo desleixo. 

Fórum de usuários MikroTik

A MikroTik mantém um fórum oficial capaz de acolher qualquer usuário, independente do seu nível de conhecimento. Lá é possível tirar dúvidas, gerar debates com outros usuários, e até mesmo acompanhar todas as novidades que a MikroTik vem a lançar em termos de hardware e software.

Fórum

A grande jogada do forum é a presença massiva de MikroTik Trainers de todos os cantos do mundo, e também de pessoas que trabalham na própria MikroTik. Por menor que seja a sua dúvida ela pode ser respondida por alguém do suporte, simples assim.

Encontre um consultor

Em um momento de aperto, em que precisa de auxilio para resolver algum problema grave na rede, ou até mesmo para um planejamento de expansão, como você escolhe um consultor?

Definitivamente a resposta não é: Vou ao Facebook e contrato o primeiro que me responder.

Muito menos: Contrato o serviço em um anúncio do Mercado Livre.

A própria MikroTik detém uma página (www.mikrotik.com/consultants/latinamerica/brazil) onde classifica oficialmente  consultores certificados para que você possa escolher o melhor profissional.

Para fazer parte da lista de consultores, o profissional precisa ter ao menos duas certificações MikroTik, com mais de 75% de aprovação no exame. 

Qual hardware comprar?

Não só fabricante do RouterOS (software) é a MikroTik. Em 2002, foi fabricada a primeira RouterBOARD. Nada menos do que um hardware que leva embarcado o RouterOS.

Atualmente, existem vários modelos que atendem desde usuários da última milha com roteadores WI-FI, até grandes provedores de Internet, com gigas e gigas de tráfego.

O site (https://mikrotik.com/products) lista todos os produtos disponíveis, suas características, e oferece a possibilidade de comparação entre os modelos. 

Mesmo assim não sabe qual hardware comprar? 

A melhor coisa a fazer é procurar um consultor oficial, para que ele analise a sua demanda, e indique o devido hardware para utilização.

Sim, o suporte deles é um suporte de verdade!

Muitas vezes em que fui contatar o suporte da MikroTik para tirar alguma dúvida, recebi o seguinte questionamento:

E eles respondem mesmo?

Mas claro! Por que não iriam responder?

Vale lembrar que o suporte não é um consultor for free e algumas regras devem ser respeitadas. Aí vão as principais:

– Confira a documentação e exemplos de configuração antes. A resposta para a sua dúvida pode estar lá.

– Certifique-se que esteja com a versão do RouterOS atualizada. 

– Ao contatar o suporte, dê o máximo possível de detalhes, para que haja completo entendimento por parte da MikroTik.

– Envie juntamente com seu problema/dúvida, o supout.rif do seu roteador.

Já foi no MUM?

O MUM é o MikroTik User Meeting, ou encontro de usuários de MikroTik. Ocorre em diversos países do mundo, todos os anos. No Brasil,  ocorre desde 2008, e a cada ano em uma cidade diferente.

Durante os dois dias de evento, é possível rodar o local fazendo networking  com outros profissionais, visitar expositores, assistir palestras, e até mesmo trocar uma ideia com os próprios funcionários da MikroTik.  

O MUM Brazil 2018 foi em São Paulo, e já estamos ao aguardo do anúncio do MUM Brazil 2019

Até a próxima!