Em Novembro de 2019, juntamente com meu amigo e colega Anderson Matozinhos, realizamos uma apresentação no MUM Brazil 19 onde mostramos a importância de planejar uma topologia de rede, e como escolher o melhor equipamento para determinada aplicação.

Uma rede com equipamentos mal dispostos e não dimensionados da forma correta traz dor de cabeça tanto para o provedor de Internet, quanto para a empresa de consultoria, que precisa desfazer aquela bagunça toda.

Escolha o equipamento adequado!

Exemplificando os equipamentos da MikroTik, temos diversas maneiras de escolher o melhor equipamento para determinada função.

Lista de equipamentos MikroTik – https://mikrotik.com/products

Todo e qualquer equipamento produzido pela MikroTik estará listado em seu site.

Ao clicar em algum equipamento da lista, todas as informações estarão disponíveis.

Diagrama de bloco

Cada dispositivo dispõe de seu diagrama de bloco para download, e tem a finalidade de mostrar como estão montados os componentes internos do equipamento.

Muito útil para auxiliar no planejamento da escolha de algum equipamento.

Diagram de bloco da CRS305-1G-4S+

A MikroTik produz diversos tipos de equipamentos, que vão desde roteadores para residências e pequenos escritórios (SOHO), até chegar em switches e roteadores de alta capacidade a nível de operadoras.

Planeje e defina uma topologia de rede

Após escolher o equipamento ideal para determinada aplicação, não é só tirar da caixa e ligar. Porém, muitas vezes é isso o que acontece.

Tira da caixa, liga na rede (em qualquer lugar, mais precisamente onde tem alguma interface livre), e diz o seguinte para o técnico/consultor:

Pronto! Chegou um equipamento novo, está na rede, faça funcionar!

Modelo de rede em camadas

Não é receita de bolo, mas experimente estruturar a sua rede em camadas, para que estas estejam bem definidas e para que possibilitem o fácil entendimento da rede. Isso resultará em uma fácil administração e grande possibilidade de expansão.

“Rede bem estruturada não dá problema!”

Consultor desconhecido

Na apresentação, falamos sobre as estruturas de Core, Distribuição e Acesso, onde ficam explícitas as funções de cada dispositivo na rede.

Veja a apresentação completa

Fale com quem entende!

Precisa de ajuda para reestruturar a sua rede? Fala com a gente (https://tchesolutions.com.br/contato/). Queremos ajuda-lo melhorar ainda mais a sua rede!

Até a próxima!