Uma das grandes facilidades do RouterOS é o nosso querido Winbox, não há como negar. Têm aqueles que não gostam (famosos haters), e preferem a clássica linha de comando, que é a ferramenta principal dos demais fabricantes, como Cisco, Huawei, Juniper, etc e tal.
O fato é que mais dia, menos dia vamos usar a CLI do RouterOS pois ela nos oferece coisas bem legais, que agilizam algumas operações.
Por isso, separamos 5 comandos que utilizamos com frequência em nosso dia a dia, mas que muitas pessoas não conhecem.
Ctrl + X
Esse eu acho que quase todo mundo conhece, mas quem nunca utilizou, o Ctrl + X habilita o modo seguro usando o terminal do RouterOS.
Eu particularmente prefiro utilizar o modo seguro (ou Safe Mode) diretamente pelo terminal, pois acho mais fácil de “soltar” o modo seguro antes fazer logout do router.
Para sair do modo seguro, basta pressionar novamente Ctrl + X. Se preferir descartar as alterações, basta pressionar Ctrl + D.
/log print follow-only
Os logs são muito interessantes para identificarmos algum problema ou mesmo para verificarmos se está tudo correndo bem em nosso router.
Para acompanha-los usando a CLI, basta adicionar o parâmetro follow-only ao comando /log print, que a visualização irá ficar bem mais fácil.
A propósito, vocês já viram a funcionalidade de filtragem de logs usando o Winbox? Está disponível desde a versão 3.22
/interface monitor-traffic
Para analisar a quantidade de tráfego em uma ou mais interfaces, é lógico que preferimos o Winbox. Porém, é possível analisar o tráfego de uma ou mais interfaces usando a CLI, e é beeeeem legal!
Podemos mencionar mais de uma interface, separando-as por vírgula, ou usar o atributo aggregate, para contabilizar o tráfego de todas as interfaces do router.
/system resource monitor
Poder identificar a utilização de recursos de um router é muito importante, pois o uso de CPU ou RAM é determinante para a performance do equipamento. Utilizando o Winbox, os mostradores ficam na barra superior.
Se estivermos utilizando a CLI, podemos facilmente verificar os recursos de CPU e RAM usando o comando /system resource monitor
/ip route print where
O comando /ip route print mostra a tabela de roteamento do router, mas em determinadas situações precisamos filtrar os resultados, pois a tabela de roteamento pode estar com uma quantidade muito grande rotas.
Dos diversos atributos que podemos utilizar, separamos alguns que mais utilizamos:
- /ip route print where dst-address=8.8.0.0/24 – Mostra as rotas com o destino exato 8.8.0.0/24
- /ip route print where dst-address in 8.8.0.0/16 – Mostra as rotas compreendidas por 8.8.0.0/16
- /ip route print where received-from=nome-do-peer – Mostra as rotas aprendidas pelo peer BGP especificado.
- /ip route print where static – Mostra as rotas estáticas da tabela de roteamento.
- /ip route print where ospf – Mostra as rotas oriundas do protocolo OSPF.
Até a próxima!